quarta-feira, dezembro 26, 2007

Castelo de areia vira edifício


Bom, hoje vou aproveitar este espaço para colocar um ponto de reflexão sobre a vida... não sei quantos de vocês fazem um "balanço do ano" e refletem sobre tudo que aconteceu, o que querem continuar no ano que vem e o que aprendeu com o que deseja superar neste ano que termina.

Algumas pessoas ficaram surpresas quando falei que foi um ano muito bom, vi olhos arregalados, alguns até um pouco raivosos pois não consideram que o seu ano foi tão bem.

Vou dar créditos e copiar aqui um artigo da revista idéias deste mês que trouxe uma página sobre o Psiquiatra Içami Tiba, já vi diversos artigos e visões sobre o que é a felicidade, o sucesso é ser feliz, o segredo do sucesso... "o segredo" enfim... sou um cara bem racional, e gostei do que li, segue:
"Castelo de areia vira Edifício" - Içami Tiba
" A Felicidade total não existe. Ser feliz é aprender a superar a frustração e avaliar a vida pelos 80% de satisfação "
O que você faria se ganhasse a Mega Sena?

Este devaneio que lhe traz uma sensação gostosa, quando organizado, vira sonho que, planejado, se transforma em realidade.Mas você jogou? Se sim, sua chance é de um entre 50 milhões de apostadores.

Se não, tudo vira areia...

Devaneia-se ser rico, imagina de quanto você vai precisar... Se o teto for tão alto que seria humanamente impossível você atingir, você fracassará. Não perca tempo com o impossível. Atinja um piso baixo e daí amplie seus horizontes.

Atinja também outros objetivos, como férias, ascensão profissional, curtir mais a mulher e os filhos, frequentar academia etc. Os caminhos são bem próximos.

Transforme seu sonho em projeto, com objetivo e metas, colocando prazo em tudo. Sem prazo, perde-se o objetivo.

Não compre nada por impulso. Assim já se separa o essencial do supérfulo. Venda ou troque por benefícios o que não lhe serve mais. Ser simples é sábio.

Seja mais competente em tudo, poupando tempo e material. Use esta economia para produzir algo que o mercado consumidor queira. O comum, todos fazem. Faça algo diferente ou melhorado que se destaque para o ganha-ganha. Funcione como uma micro empresa dentro de uma grande empresa.

Com tudo isso, além de ser promovido, os concorrentes pagarão pelo seu passe. Você subirá mais em menos tempo.

Tirar férias mede a sua competência. Vender férias é falha de planejamento econômico. Antes de ficar rico, tire férias. Nada paga a sua qualidade de vida. Férias são a base do edifício, a transformação de grãos de areia em concreto.

Filhos e família são investimentos a longo prazo. Você precisará deles um dia. Garanta a companhia deles na velhice, bem melhor do que viver em asilo.


A felicidade total não eiste. Cada grupo ou cada pessoa têm 80% de satisfação e 20% de insatisfação. Ser feliz é aprender a superar a frustração e avaliar a vida pelos 80%. Felicidade não se compra, nem se aluga, nem se herda. Constrói-se dentro de cada um. Preparemo-nos pois no Brasil de hoje existe muita areia no chão dos castelos sonhados e devaneados desmanchados pelo caminho, "pelas dificuldades da vida".

Precisamos de mais edifícios construídos que permitam aos seus moradores uma excelência em qualidade de vida.

Dr. Icami Tiba, psiquiatra e educador, autor de 21 livros. - Extraído da revista idéias - ano 2, n. 14, pag. 50
Esta é o meu convite a reflexão... de vez enquando eu posso né? Tô bem... esse ano fecho nos 90%... nem quero mais se meu ano for perfeito é porque não enxerguei qualquer pedra para aprender com ela no meu caminho! Foi um ótimo 2007 !

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget