terça-feira, setembro 01, 2009

5w2h e os cinco macacos

Sempre fui boca aberta e sem noção, aprendi a questionar.

Acho que sempre fui incentivado e tive a sorte de trabalhar em uma empresa que incentivava o 5W2H, que até hoje me serve de base para tomada de decisão em muitas de minhas ações.

Quando me vejo em uma situação incômoda, e preciso de uma estratégia administrativa boa, recorro a estas palavrinhas que quase sempre me servem como um pontapé na direção certa.

What – O que será feito
Why – Por que será feito
Where – Onde será feito
When – Quando será feito
Who – Por quem será feito
How – Como será feito
How much – Quanto custará fazer

Recentemente questionei a forma como trabalhava um amigo, e ele ficou um pouco p.. mas depois de pensar um pouco me agradeceu. Por vezes sou questionado e criticado, e desta forma aprendo um pouco e enxergo como as opiniões são distintas. Só não muda de idéia quem não tenta, quem não pensa, e quem não questiona.

Esta metáfora foi retirada de: http://www.tadashi.com.br/metaforas.asp?cod=10

Os cinco macacos

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula. No meio da jaula, uma escada, e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.

Depois de um certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros pegavam-no e enchiam-no de pancada. Com mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo já não mais subia a escada.

Um segundo macaco, veterano, foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos, foram substituídos.

Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

"Não sei... Mas as coisas sempre foram assim por aqui..."

Eu prefiro seeeerrr.. esta metamorfose ambulante!! Do que ter aquela opinião formada sobre tuuuudooo, sobre o que é o amooorrr, sobre o que nem eu sei quem souuu...

Leandro Marçal - Zidane

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget